quarta-feira, 17 de junho de 2015

            












 URSO PRETO DISNEY                                                                           


                                                              CAVALO MARINHO








 CABOCLINHOS
                  GRUPO DE FREVO (NOVA ESPERANÇA)






BOI ESTRELA



                                                              BONECAS GIGANTES

                                                                   

                                                    CABOCLO DE LANÇA
              URSO DISNEY
                                                      BOI PITULÂNDIA
   







CABOCLO SETE FLECHAS



SÃO LOURENÇO DA MATA É RICO EM CULTURA,ESSAS SÃO ALGUMAS AGREMIAÇÕES QUE EXISTEM EM NOSSO MUNICÍPIO. EM BREVE POSTAREMOS MAIS GRUPOS CULTURAIS DE NOSSA CIDADE. ( MIGUEL DIAS).

sexta-feira, 12 de junho de 2015

FAÇA SUA PERGUNTA SOBRE O MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA E TIRAMOS SUAS  DÚVIDAS.

HISTÓRIA DA CIDADE
ECOLOGIA
POLÍTICA
CULTURA
ESPORTES
ETC

ESSE BLOG TEM A AFINIDADE  DE AJUDAR TODOS OS INTERESSADOS EM CONHECER TUDO SOBRE SÃO LOURENÇO DA MATA.

MIGUEL DIAS

OLÁ AMIGOS INTERNALTAS! ESTOU COM MEU BLOG ATIVO PARA LHE AJUDAR TIRAR DÚVIDAS SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE, FUI O PRIMEIRO MORADOR DESTE MUNICÍPIO HÁ FAZER UM DOCUMENTÁRIO  SOBRE NOSSA ECOLOGIA COM O NOME DE " TAPACURÁ ECOLOGIA E VIDAS SELVAGEM" EM DVD, LEVANDO A CONHECIMENTO DOS ALUNOS E MORADORES DO MUNICÍPIO,TUDO SOBRE A ECOLOGIA DE NOSSA CIDADE, ISSO ME DÁ UMA GRANDE ALEGRIA EM SABER QUE ESTOU CONTRIBUINDO PARA QUE TODOS SAIBAM DA RIQUEZA QUE TEM NOSSA CIDADE. ESTAREI TODOS OS DIAS POSTANDO ASSUNTOS NOVOS QUE CONTAM HISTÓRIAS DE NOSSO MUNICÍPIO, AGRADEÇO Á TODOS INTERESSADOS A CONHECER ESSA HISTÓRIA.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

                     IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ ( DISTRITO DE MATRIZ DA LUIZ).



Século xv.
        Em 1540 foi tombada a igreja de nossa senhora da luz que já existia na época, porque por um auto de demarcação de 9 de janeiro daquele ano Pedro Fernando vogado declarou que por sua morte,as mesmas terras seriam para o hospital de misericórdia em Olinda. chamava-se primitivamente povoação da muribara. em 1629 já era capela curada porque na escritura de venda de 400 braças de terra em quatro, feita por dona Maria dos reis,viúva de Jerônimo Gonçalves gaio e domingos Barbosa em Olinda, no mesmo ano, pelo tabelião Gaspar pereira Tavares, referisse á freguesia da muribara de nossa senhora da luz. o original dessa demarcação se achava no colégio do recife e o seu traslado foi passado a requerimento do sargento – mor Diogo falcão de sá ,senhor que foi do engenho colégio, vizinho da povoação, que pertenceu aos padres jesuítas e por isso chamado ainda – o colégio. esse engenho foi confiscado pela fazenda quando se extinguiu a ordem dos jesuítas. O território do município de são Lourenço da mata era coberto por extensas florestas que se Estendiam até longínquas paragens, vindo daí a sua denominação. Os seus habitantes, os índios tupinambás, respeitados pelo seu valor, ocupavam uma vasta zona entre as ribeiras dos rios Beberibe e Capibaribe e muito se opuseram ao estabelecimento colonial em Pernambuco. Batidos e completamente vencidos na guerra que lhes fizeram, depois de 1554 os filhos de Duarte coelho, donatário da capitania de Pernambuco, resultou para os portugueses um livre transito entre Olinda e são Lourenço. A abundância do pau – Brasil o Ibirapitanga, dos índios preciosa madeira de tinturaria que produz uma belíssima tinta de um vermelho vivo foi conhecido pelos colonos que estabeleceram a sua exploração, sendo instalado em são Lourenço da mata, cujo nome pode-se admitir que sido o nome do seu primeiro povoador. tendo – se em mira o espírito religioso da época ,foi constituída no alto da colina em que se vê a atual matriz, uma igrejinha da invocação de são Lourenço, havendo documentos que confirmam a existência da povoação em 1587,na sua zona ficava a extensa mata do Brasil, na qual a exploração era feita em grande escala e sobre a mesma escreveu Adriano verdonk, nas suas memórias de 1630. A paróquia de são Lourenço da mata era também conhecida como são Lourenço da muribara Esta denominação foi encontrado no termo de aclamação da liberdade divina, para vingar  agravos e tiranias os quais se achava o padre Gaspar de Almeida vieira em 1676 no qual foi declarado que possuía meia légua de terra em quadro, perto de são Lourenço que chamam a muribara. Proveio essa denominação do riacho desse nome que tem curso pelo sul da povoação e vai desaguar a margem direita do rio Capibaribe. A exploração do pau – Brasil nas terras de são Lourenço, muito concorreu para a sua cultura, vindo daí a construção dos seus primeiros engenhos nos fins do século xv


HISTÓRIA SOBRE SÃO LOURENÇO SANTO

São Lourenço Mártir

São Lourenço, espanhol natural de Huesca, foi o primeiro diácono da igreja romana, com a importância da sua função ele era depois do papa o responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono e amigo Papa Xisto II, assistia as celebrações do papa, administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas.
São Lourenço foi uma das vítimas do imperador Valeriano em 258, que perseguiu o Papa Xisto II, e muitos outros membros do clero. Valeriano, no começo de agosto de 258, lançou um edito condenando à morte todos os bispos, padres e diáconos. Essa ordem imperial foi imediatamente cumprida em Roma. No dia 6 do mesmo mês, o Papa Xisto II foi levado às catacumbas e executado. Quatro dias depois, Lourenço, o último de sete diáconos, foi martirizado. Ele foi sepultado na Via Tiburtina, em um lugar chamado Agro Verano. Lourenço morreu assado numa grelha.
Roma cristã venera Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. A devoção a ele foi disseminada por volta do século IV. O imperador Constantino foi o primeiro a construir um oratório sobre seu túmulo, que foi ampliado e beatificado pelo Papa Pelágio II. O Papa Xisto III construiu a basílica, que veio a ser uma das cinco igrejas patriarcais de Roma, junto com as igrejas de São João de Latrão, São Pedro, Santa Maria Maior e São Paulo extramuros. No altar-mor dessas igrejas somente o Papa pode celebrar. Além da igreja de São Lourenço, Roma tem mais sete santuários dedicados a São Lourenço.

Em 10 de agosto é comemorada sua festa no mundo inteiro. Em São Lourenço da Mata é uma tradição que ultrapassa os cem anos de existência. As comemorações duram dez dias, e dividem-se entre cerimônias religiosas e apresentações artísticas profanas. A data, que é feriado municipal, é marcada por uma grande procissão, formada por milhares de devotos do santo. A homenagem ao padroeiro começa no início da tarde com saída da entrada de São Lourenço da Mata onde fica a imagem do santo, e segue pelas principais ruas com destino ao alto da Igreja Matriz, na Praça Dr. Araújo Sobrinho.
Oração a São Lourenço (Padroeiro dos diáconos)
Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço destes forças para triunfar sobre as chamas e os seus tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas de toda a sorte.
Intercedei ó glorioso e corajoso mártir, que mesmo na hora da morte zombaste do vosso carrasco, para que Deus acolha as minhas súplicas, eu que me vejo atormentado e ameaçado pelo fogo do inferno.
Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os tiranos, vossa lucidez para encarar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Atendei Senhor minha súplica, através da bondosa intercessão do corajoso mártir São Lourenço.
Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina, Amém!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

segunda-feira, 8 de junho de 2015

São Lourenço da Mata Durante a Invasão Holandesa     Depois de ocuparem o Recife, os Holandeses tomaram a Paraíba em 24 de dezembro de 1634 obrigados pela falta de alimentos, os invasores em números de 1800 soldados e 60 cavalos, comandados pelos generais Sigismundo Von Sckoppe, vieram por terra, saqueando e roubando os engenhos e fazendas dos ausentes. estava na aldeia de são Miguel do mussurepe o capitão Francisco Rabelo o Rabelinho, com outros capitães, soldados e moradores que se lhe agregaram e sabendo que o Sigismundo caminhava em sua direção, mandou queimar e retirou-se para outro sitio. Em fins de janeiro de 1635 Sigismundo chegou a essa aldeia e achando a abrasada, marchou para o engenho mussurepe de propriedade dos religiosos de são bento. Apoderou-se desse engenho e roubou muita fazenda dos que se retiraram para os matos. Daí veio com toda sua tropa o engenho maciape. Achavam-se emboscada na mata de João dias leite o Capitão Rabelinho e mais os Capitães Estevão Alves, Diogo Rodrigues e outros do arraial, tendo sob o seu comando 80 ou 90 homens, e deram com tanto ímpeto na vanguarda do inimigo que o fizeram retirar duas vezes. O inimigo refeito e acompanhado de gente que conhecia bem os caminhos conseguiu cercar e desbaratar os soldados de Rabelinho. Luiz barbalho avisado desse fato julgou que o inimigo viesse pelo caminho de São Lourenço. Com 300 homens da infantaria que levava e moradores que recrutou e mais 150 soldados enviados pelo conde Bagnuolo, ali se alojou e manteve contenda com alguns Flamengos que vieram conhecer e descobrir o campo. O general Sigismundo deixou a maior parte da sua gente fortificada no engenho maciape e partiu para o recife por outros caminhos até Paratibe, saqueando tudo quanto achava e recolheu-se ao recife por Olinda, sendo recebido festivamente pela tomada da Paraíba e ganho a campanha até Maciape. Achava-se em São Lourenço os capitães João Babilã, Antônio Gomes, Afonso de Albuquerque e outros, com cerca de duzentos homens chega Luís Barbalho com a sua gente e assume o comando geral da tropa. Sendo informado de que o inimigo se retirava de Maciape, investe contra ele, mais como era grande o seu poder, ficaram os nossos quase cortados e cercados, havendo grande confusão, foi a nossa gente derrotada. O engenho Covas era um ótimo lugar para esconderijo, mas não era para defesa e diante das explicações do sargento Mor - Antônio Dias Cardoso, Fernandes vieira ordenou a marcha para a aludida morte, aonde chegou ao ultimo dia do mês de julho. Esse outeiro que passou a história com o nome de monte das tabocas e a pequena serra do Camucim, distante nove léguas do recife. Teve a sua designação de uma espécie de cana brava, assim chamada e que florescia em grandes quantidades, espessas e vastas intricadas e embaraçadas uns com as outras, de folhas miúdas com muitos espinhos rijos e agudos. Foi nesse monte que se prestava bem a defesa por ter a retaguarda coberta de alcantis quase intransponíveis, tendo água e até umas furnas ou barracas já feitas, que Fernandes vieira acampou com a sua tropa mal vestida e pior armada e estabeleceu o seu quartel general. Via-se distante um sitio á légua e meia e a sudoeste, onde se erguia a ermida de santo antão com algumas casas de taipas nas suas imediações que serviam de habitação para colonos ao qual chamavam de cidade de Braga em homenagem a um português por nome de Diogo Braga que ali veio morar com sua mulher e filhos.Esse sítio até hoje transformado na prospera e populosa cidade de vitória de santo antão. Vindo de São Lourenço, chega ao engenho covas no dia 02 de agosto, Coronel Hendrik Haus com a sua tropa reunida e do capitão jan Blaer, formando um exército que se presume composto por mil e cem homens.Afora os índios, que embora se diga inferior ao nosso eram a fina flor da soldadesca Flamenga se achavam todos com armas de fogo. Fora informado do suntuoso alojamento de Fernandes vieira e não o encontrado ficou irritado e mandou queimar as casas dos engenhos e dos moradores. No dia seguinte, 3 de agosto a uma hora e meia da tarde, mais ou menos, deram as sentinelas avançadas, sinal de aproximação do inimigo.
O sargento mor - Antônio dias Cardoso que a havia com antecedência estudado o posto, dispôs mediatamente as tropas em três emboscadas nos tabocais a onde pretendia atrair o inimigo, ficando ao lado de Fernandes vieira no alto do monte o grosso das forças para acudir quando fosse chamado, avistando fumaça a sentinela prostrada sobre uma eminência deu aviso ao seu chamado. O capitão João Nunes da mata descobriu-se correr ao campo e sendo pressentido pelo inimigo, foi derrotado parte de sua gente. Recolheu-se ao acampamento e informou como vinham se aproximando os flamengos para a passagem do riacho Tapacurá. Na presunção de que havia diante de se apenas paisanos mal armados e sem conhecimento da tática de guerra os holandeses antes de transpor a Tapacurá deram uma descarga cega contra as ramagens onde teriam divisado gentes. O capitão domingos Fagundes teve que disputar com a sua companhia a passagem do riacho e atrair os holandeses na direção das emboscadas cumprindo a risca as ordens que recebera, procurou defender a passagem e fazendo fogo, foi aos poucos se recolhendo, transposto o riacho.
  



quarta-feira, 3 de junho de 2015

ANIMAIS QUE VIVEM NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAPACURÁ


               GUARÁ
                                                                 GAVIÃO CARCARÁ
CUTIA 

                                                 PREGUIÇA









PAPA MEL










                                                             RAPOSA
                   SAGUI
                                                                        TARTARUGA
                   TEJU                                                             TATU
 



           








             CAPIVARAS ANIMAIS QUE HABITAM NA ESTAÇÃO DE TAPACURÁ
                    PEDRA DE NOME POPULARMENTE CHAMA DE (PEDRA DA ÔGIA)

    fica localizada no topo do monte chamado de "CUSCUZ DO PADRE" nas terras da estação ecológica de tapacurá, ela medi aproximadamente 10 metros de altura por 6 metros de comprimento, lugar deslumbrante, na parte decima ela tem uma forma de plataforma que dá uma visão panorâmica de deixar qualquer pessoa fascinado, do alto avistamos toda estação ecológica e as margens da barragem em uma altura de mais de 300 metros.



textos de miguel dias
                                            ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAPACURÁ
(foto pesquisada)
                                                     

TURISMO ECOLOGICO

     São Lourenço da Mata Capital Nacional do pau Brasil
Em 1974 nas terras doadas pelo governo do estado a liga agrária o professor Roldão, criador do instituto nacional do Pau Brasil e especialista em sistema ambiental, criou uma área de 776 hectares de mata atlântica a ESTAÇÃO ECOLOGICA DE TAPACURÁ, tendo como objetivo preservar a maior concentração da espécie de arvore Pau Brasil que fica centralizada naquela região, lá encontramos varias espécie de arvores nativa tais como: Pau Brasil, Ypê Branco, Pau Pombo, Camundongo, Pau Sangue e etc, além dessas árvores estão situadas vários tipos de matas, que são: Mata toré, Camucim, Oteiro do Pedro, Mata Tapacurá, Queira Deus e ciclo militar. Temos a presença rica da fauna e da flora, entre animais temos: Cutia, Pacas, Tejus, Guarás, Raposas, Capivaras, Papa Mel, Coelho do Mato, Preguiças, saguis, Jacarés, Tamanduás e vários tipos de aves.
    A estação Ecológica Tapacurá, fica localizada no Engenho São Bento as margens da barragem de Tapacurá, que foi construída no ano de 1968 para contensão dos volumes de águas do rio Tapacurá que deságua no Rio Capibaribe e causava grandes enchentes na época chuvosa, bem na parte central da barragem encontramos uma ruína do convento de são Bento, lá funcionava a primeira escola agrícola do Brasil, bem localizada no alto do monte chamado “CUSCUZ” do Padre, está uma pedra que mede doze metros de altura em forma de uma plataforma de lá temos uma visão panorâmica de 300 metros de altura, no outro lado das margens da barragem está um monte de nome “ OTEIRO DO PEDRO” lugar que fio dado o nome pelo Imperador D. Pedro II quando visitou o monte das tabocas, palco da guerra dos holandeses e portugueses, ele avistou o monte e muito ficou encantado com tal beleza e disse: “ a partir desta data aquele monte passa a se chamar Oteiro do Pedro” palavras do Imperador, que significa “ AOS OLHOS DE PEDRO”. Em São Lourenço da Mata estar vários engenhos e ruínas, entre os mais importantes estão: Engenho Muribara, Tapacurá, tabocas, santa rosa, concórdia, pixaó, Califórnia  e outros.

    No engenho Colégio hoje chamado de distrito Matriz da Luz nome dado de invocação da Santa Nossa Senhora da Luz, onde se encontra a terceira Igreja mais antiga do Brasil, tendo como a primeira de São Cosmo e Damião em Igarassu, segunda Igreja dos Jesuítas em porto seguro na Bahia e a terceira em Matriz da luz a Igreja de nossa senhora dos homens preto, já na Matriz que fica em frente a de nossa senhora da luz estar sepultado segundo historiadores e administração da Igreja um Bispo e dois padres que em sua morte fez questão de ser seputado na parte interna da parede que fica por trás do altar da Igreja.




Textos de Miguel Dias
RUÍNAS DO CONVENTO SÃO BENTO

o convento de São Bento fica localizado no engenho de São Bento, foi neste prédio que fundaram a primeira ESCOLA AGRÍCOLA DO BRASIL que fica em São Lourenço da Mata,situado bem ao meio da Barragem de Tapacurá,que em tempos de cheia, ela fica inundada com apenas sua torre em amostra.
              SEMENTEIRAS DE PAU BRASIL NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAPACURÁ


                                                                                                                                          
 ÁRVORE PAU BRASIL COM IDADE DE MAIS DE 500 ANOS (pesquisado pela universidade americana)




Blog do Magno Dantas: ETTORE LABANCA: "Conheci Izaías Régis como deputad...

Blog do Magno Dantas: ETTORE LABANCA: "Conheci Izaías Régis como deputad...: Em resposta ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que defendeu o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento) dos ataques sofri...